segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Crónica - Preços dos festivais

2012 poderá ser sinónimo de crise, mas os organizadores dos festivais fazem-nos querer gastar muito mais dinheiro em espectáculos do que o normal. Primeiro, existem certos cartazes que são uma delícia e o pior é que não é apenas um, são quase todos! (Bruce Springsteen no Rock In Rio e The xx no Optimus Primavera Sound). Segundo, os preços são demasiado altos. Como estamos próximos do Natal, os organizadores têm a excelente ideia de impingir o produto 5 euros mais barato (e com oferta de uma t-shirt!), mas mesmo assim não conseguem esconder a fortuna que uma pessoa acaba por gastar. Os kits de Natal acabam por influenciar demasiado a compra de presentes porque se não se sabe o que a pessoa gosta e apenas sabemos que gosta de música, Pumba! Leva com um kit de Natal!
Até agora, existem três kits de Natal. Mas para nos conseguirmos entender, temos que perceber que todos os preços dos bilhetes irão aumentar a partir de dia 1 de Janeiro com o novo IVA.
Assim, para o Optimus Alive'12, o bilhete diário custa 50 euros (o ano passado custava 45 e depois de 1 de Janeiro custará 53) e o passe para os três dias 99 euros (105 depois da maldita data). Já para o Rock In Rio (o mais dispendioso), o bilhete diário custa 58 euros, passando depois para 61 euros, e isto é apenas para um dia!
Percebo o facto de o Rock In Rio ser o mais caro, é o mais dinâmico e abrange mais tipos de música, mas isso não faz dele o melhor (se não me engano, são 7 dias de música e cada dia tem o seu tema, tendo sempre o dia do Metal).
E depois ainda existe o passe para todos os dias do SW TMN, pela modesta quantia de 90 euros. Se pensam que vou pagar este dinheiro para ter direito a um parque de campismo todo ranhoso, levar com poeira na cara, ouvir música de chungaria e ainda ter o privilégio de ser assaltada, bem podem esperar! Para levar com poeira vou ao Super Bock Super Rock, a diferença é que o cartaz é muito melhor!
Mas para dinamizar a minha indignação, oferecem-me uma t-shirt! Estou tão contente! -.-
É verdade que Portugal tem dos festivais mais baratos da Europa, mas mesmo assim é muito caro para nós, pessoas que nem têm dinheiro para ir ao Algarve e voltar por causa das portagens.
Caras pessoas importantes que talvez estejam aí a ler esta crónica, que pertençam a estas organizações, tenho vários conselhos: Reduzam o preço dos bilhetes e se não querem ficar com prejuízo, paguem aos ladrões do SW TMN para "actuarem" no vosso festival, porque assim, em vez de sermos roubados pelos senhores do estado, esses ricos, somos pelos pobres.

Sem comentários:

Enviar um comentário